Na hora de escolher um plano de proteção pessoal, para seu patrimônio ou para a sua empresa, é importante ter uma consultoria de qualidade e experiência.

A MAPMA garante segurança, tranquilidade e solidez na sua decisão, pois trabalha com as seguradoras líderes do mercado e oferece as condições certas para o perfil de cada cliente.

Para atender às suas necessidades em seguros, conte com a assessoria especializada da MAPMA.
Conheça os ramos de seguro que a nossa equipe está preparada para oferecer ou fale direto com o nosso Atendimento.

Seguro de crédito à exportação

Garantia de indenizações ao exportador pelas perdas líquidas definitivas que venha a ter, em conseqüência da falta de recebimento do crédito concedido aos seus clientes importadores do exterior. É praticado em dois planos básicos: Riscos Comerciais e Riscos Políticos e Extraordinários.

Seguro garantia

Anteriormente denominado Seguro Garantia de Obrigações Contratuais (GOC), é um seguro utilizado por órgãos da administração direta e indireta (federais, estaduais e municipais), públicos e privados, que devem exigir garantias de manutenção de oferta (em caso de concorrência) e de fiel cumprimento dos contratos. Também para as empresas privadas que, nas suas relações contratuais com terceiros (fornecedores, prestadores de serviços e empreiteiros de obras), desejam garantir-se contra o risco de descumprimento dos contratos. Esse seguro apresenta diferentes modelos, conforme descrito abaixo.

Seguro Garantia do Executante Construtor, Fornecedor e Prestador de Serviços:

Garantia de indenização (até os valores indicados na apólice) dos prejuízos decorrentes da inadimplência do contratante sobre as obrigações assumidas em contrato de construção, fornecimento ou prestação de serviços firmado entre ele e o segurado.

Seguro Garantia de Adiantamento de Pagamento:

Garantia de adiantamento de numerários liberados pelo contratante, sem a contrapartida imediata de fornecimentos, serviços e obras.

Seguro Garantia de Concorrência:

Cobertura, ao licitante, aos custos decorrentes da não assinatura do contrato pelo vencedor da Concorrência, sua consequente anulação ou a chamada do segundo colocado, garantindo o diferencial de preço.

Seguro Garantia do Executante:

Cobertura à execução do contrato e ao risco decorrente da substituição do contratado inadimplente por outro.

Seguro Garantia de Perfeito Funcionamento:

Garantia de funcionamento do objeto do contrato, pelo prazo máximo de 24 meses, após sua entrega ou entrada em operação.

Seguro de lucros cessantes

Destinado a pessoas jurídicas, visa a preservação do movimento de negócios do segurado, mantendo sua lucratividade e operacionalidade nos mesmos níveis anteriores ao sinistro (paralisação total ou parcial no movimento de negócios da empresa). A cobertura de lucros cessantes está condicionada à contratação de seguro de danos materiais.

Algumas coberturas adicionais:
  • Indenização de despesas fixas
  • Inclusão de lucro líquido e gastos adicionais
  • Despesas com honorários de perito
  • Despesas com contador
  • Despesas de instalação em novo local

Seguro de responsabilidade civil geral - RCG

Os seguros RCG garantem o reembolso de indenizações que o segurado seja obrigado a pagar em consequência de lesões corporais ou danos materiais por ele provocados, involuntariamente (omissão, negligência ou imprudência), a terceiros ou a pessoas pelas quais possa responder civilmente. Abaixo estão alguns modelos de cobertura.

RCG Empregador:

Cobertura a danos pessoais sofridos por seus empregados durante o serviço. Independente do Seguro Obrigatório de Acidentes do Trabalho.

RCG Condomínio, Proprietários e Locatários de Imóveis:

Cobertura a danos ocasionados a terceiros por acidentes relacionados com o uso e conservação do imóvel.

RCG Clubes e Associações:

Cobertura a danos causados a terceiros, sócios e dependentes relacionados com o imóvel e as atividades nele desenvolvidas (relacionadas a sócios e dependentes). Cobre, também, danos causados a objetos pessoais entregues à guarda do clube.

RCG Estabelecimentos Comerciais / Industriais:

Cobertura a danos causados a terceiros decorrentes de atividades comerciais ou industriais, painéis, letreiros, eventos, danos causados à mercadoria transportada pelo segurado ou ao seu mando, entre outros.

RC Conselheiros, Diretores e/ou Administradores de Sociedades Comerciais (D&O):

Cobertura, ao segurado, a danos causados a terceiros decorrentes de qualquer ato praticado com abuso de poder, negligência, erro, através de declaração falsa ou enganosa, omissão, violação de dever, violação do estatuto ou contrato social. Ou outro ato praticado, tentado ou alegadamente praticado pelos Conselheiros, Diretores ou Empregados da Sociedade, no exercício das funções inerentes ao seu cargo ou posição na Sociedade, ou em Entidade Sem Fins Lucrativos. Bem como qualquer demanda contra pessoas feita exclusivamente em razão de sua condição de Conselheiro, Diretor ou Empregado da Sociedade.

RCG Exposição e Feiras:

Cobertura a danos causados a terceiros por acidentes ocorridos desde a montagem até a desmontagem das instalações e encerramento das operações em exposições e feiras. Não cobre bens (objetos).

RCG Poluição Ambiental:

Cobertura a danos ao meio ambiente e terceiros devido às operações realizadas por responsabilidade do segurado (contaminação do ar, poluição de águas, contaminação de animais e alimentos).

RCG Produtos:

Cobertura a danos causados a terceiros decorrentes de acidentes provocados por produtos fabricados, vendidos ou distribuídos pelo segurado. Também por defeitos de fabricação, armazenagem ou manipulação inadequada do produto.

RCG Profissional:

Cobertura a danos causados a terceiros por falhas cometidas pelo segurado no exercício de sua profissão ou dentro dos prazos e localidades fixados na apólice. Esse seguro é recomendado para médicos, dentistas, advogados, engenheiros, corretores, empresas prestadoras de serviço de processamento de dados, entre outros.

Seguro riscos de engenharia

Cobertura a vários riscos decorrentes de falhas durante processo de engenharia. Existem diferentes tipos de cobertura que podem ser contratados nesse seguro.

Algumas coberturas:
  • Instalação e Montagem
  • Obras Civis em Construção
  • Quebra de Máquinas (incluindo equipamentos de informática)

Seguro riscos diversos

Cobertura a várias modalidades em uma única apólice (Multiriscos). Especializado em cobrir perdas e danos materiais contra acidentes decorrentes de causa externa (exceto aqueles expressamente excluídos).

É possível, através de uma Apólice Mestra e de condições especiais variadas, compor um seguro que abranja todas as coberturas para as quais não existam condições gerais específicas – como o Seguro Multirisco Residencial, que cobre simultaneamente Incêndio, Roubo, Quebra de Vidros, Responsabilidade Civil, entre outros.

Seguro riscos de petróleo

Cobertura a Responsabilidade Civil e bens relativos às atividades ligadas às operações de prospecção, perfuração e produção de petróleo e/ou gás, no mar e na terra.

Seguro de roubo

Garantia de reembolso por prejuízos sofridos em consequência de roubo dos bens mencionados na apólice e ocorridos no imóvel indicado como local do seguro. Além de roubo e furto qualificado efetivamente ocorridos, o seguro pode cobrir danos materiais causados aos bens pela simples tentativa de roubo e furto qualificado.

A cobertura a Roubo é também comumente contratada na modalidade de Multirisco, associada a outras coberturas como a Incêndio e Responsabilidade Civil.

Seguro saúde e odontológico

Cobertura a despesas com assistência médico-hospitalar. Pode ser feito por pessoa física ou jurídica (em favor de pessoas físicas). A seguradora poderá pagar diretamente aos profissionais e organizações médico-hospitalares credenciados que prestaram serviços ou efetuar reembolso ao próprio segurado (a partir da apresentação dos comprovantes de despesas médico-hospitalares realizadas).

As coberturas podem variar de acordo com as necessidades do cliente, variando, consquentemente, o custo do seguro. Pode abranger consultas de rotina, exames, internação hospitalar, tratamento e cirurgia.

Os planos de saúde são operados por Seguradoras, Medicinas de Grupo ou Cooperativas, fiscalizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. O órgão controla as reservas técnicas e a solvência dessas seguradoras, visando a proteção do segurado.

Seguro de transportes (aéreos, terrestres e marítimos)

Seguro obrigatório para empresas de transporte e embarcadoras (relativo à cobertura de Responsabilidade Civil do Transportador e do Embarcador). Cobre danos causados ao objeto segurado, especialmente à carga transportada (mercadorias em geral, mudanças domésticas, malotes, bagagem, mostruário, remessa postal), por roubo, desaparecimento ou danificação. Funciona através de indenização por reembolso.

É operado nas modalidades aérea, marítima, lacustre e terrestre (rodoviária e ferroviária). Além da carga, o seguro pode ser feito também na forma de Responsabilidade Civil Transportes de Passageiros e Animais.

Seguro tumultos

Cobertura a danos decorrentes de aglomerações que perturbem a ordem pública, com atos predatórios ou danosos ao patrimônio do segurado. É o caso de tumulto, greve e lockout (cessação de atividade por fato ou ato do empregador).

Seguro de vida em grupo

Contrato de um ano (obrigatoriamente feito por um estipulante), renovável a critério das partes, onde numa mesma apólice são garantidas várias pessoas. Os segurados devem ser unidos entre si por interesses comuns e manter relações definidas com o estipulante. Esse contrato é geralmente adotado para o ambiente de trabalho. Podem ser agregadas coberturas adicionais, como invalidez permanente, e estabelecidas indenizações múltiplas para caso de morte decorrente de acidentes.

Seguros de automóveis

Cobertura a perdas e danos ocorridos aos veículos terrestres automotores. O custo do prêmio varia de acordo com as características do carro (marca, ano de fabricação, condições de segurança), região na qual trafega, perfil do motorista e valor das coberturas.

Coberturas básicas*:
  • Colisão
  • Incêndio
  • Roubo
Coberturas adicionais:
  • Prejuízos causados a terceiros – Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCFV)
  • Acidentes Pessoais de Passageiros
  • Assistência 24 horas
  • Reposição de veículo em caso de acidente

*podem ser contratadas separadamente ou agrupadas (cobertura compreensiva)